sábado, 4 de abril de 2009

Saiba como denunciar maus-tratos a idosos

Saiba como denunciar maus-tratos a idosos
No início da semana, homem de 71 anos foi resgatado por ambulância no Rio. Caso sensibilizou os vizinhos e até mesmo a polícia.
Luciane Scarazzati Do G1, em São Paulo
Acostumados a lidar com balas perdidas, assaltos, emboscadas e assassinatos, os policiais do Rio se sensibilizaram com a história de um homem de 71 anos que foi encontrado nesta semana abandonado. Hamilton Vasconcelos Nascimento foi resgatado na segunda-feira (5), depois que a polícia recebeu uma denúncia. "Ele estava em pele e osso. O local era fétido e não tinha passagem de ar", disse o delegado-titular da 75ª DP (São Gonçalo), Anestor da Silva Magalhães, que abriu inquérito para investigar o caso.

Os vizinhos também estavam "aliviados" com o resgate: eles aplaudiram a chegada da ambulância que levou o idoso a um hospital público.

Segundo as investigações, os dois filhos dele têm procurações para receber cerca de R$ 5 mil resultantes da soma de três pensões a que o pai tem direito. A polícia vai tentar anular esses documentos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18 milhões de brasileiros tinham mais de 60 anos em 2005. É uma população considerada mais frágil e mais "dependente" dos filhos, parentes e amigos. O Estatuto do Idoso, aprovado em 2003, ainda não garante a segurança e bem-estar dessas pessoas.

Denúncias
O presidente do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo, Marcelo Balzan, diz que os casos de abandono e maus-tratos devem ser denunciados às delegacias e ao Ministério Público. "Algumas cidades têm atendimento especial para os idosos, mas todas as denúncias podem ser registradas em delegacias normais", afirma. "Quando a vítima for do sexo feminino, o denunciante pode procurar as delegacias das mulheres." Se condenados, os responsáveis pelo crime podem ser punidos com prisão.

Não é preciso ser parente para fazer a denúncia. O advogado Flávio Crocce Caetano, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), comenta que é mais fácil detectar casos de maus-tratos do que de abandono. "Se o idoso apresenta marcas roxas no corpo e lesões constantes, provavelmente ele é vítima de agressões."

No caso de abandono, é preciso prestar mais atenção aos sinais. Geralmente, os idosos ficam mais magros, malvestidos, sujos e constantemente doentes. Alguns ficam debilitados e deixam de sair de casa. "Se você desconfia que seu vizinho, amigo, conhecido ou parente foi deixado pelos filhos e netos e passa por dificuldades, tente conversar com ele e obter mais informações. Essa é a melhor maneira de descobrir irregularidades", completa o advogado.

48 comentários:

  1. a filha do meu avo esta pertubando ele por causa de uma herança e pertubando o psicologico dele o que eu faco para proteger ele

    ResponderExcluir
  2. o meu avô esta sendo abusado sexualment quando sai para trabalhar oke eu faço

    ResponderExcluir
  3. tenho um vizinho que tem 83 anos sofre de mal tratos da mulher que vive com ele. ela pega o dinheiro da aposentadoria e compra bebidas e casa e muito suja o que eu devo fazer ? já fiz denuncia na delegacia e eles disseram que tem mais coisas importantes para fazer.

    ResponderExcluir
  4. MEU PAI ESTA MUITO DOENTE, ESTEVE INTERNADO NA SANTA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, TEM DIABETES, ARTROSE, REFLUXO, ÚLCERA, PRINCÍPIO DE ANOREXIA E DIABETES,MORO NO RIO E SOUBE PELA MINHA IRMÃ QUE MINHA MAE NÃO QUER CUIDAR DELE,DEIXA ELE COM FOME, URINADO E SOZINHO.
    AONDE POSSO FAZER UMA DENUNCIA.
    OBRIGADA, FICA NA PAZ.

    ResponderExcluir
  5. preciso fazer uma denuncia mas não sei onde!
    alemaxfernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. moro no mesmo quintal que meu cunhado,minha sogra faleceu,e meu cunhado fico responsavel para cuidar do irmão dela, que tem 80 anos,recebe a pensão dele,mais a muito maus tratos,ele fica trancado no não sai para nen para ir ao banheiro,faz as nessecidade numa lata que fica semanas no quarto,o mal cheiro é insuportavel,não dão banho,nao toma sol,as unhas estão enorme,eles não tem higiene neum
    o que eu faço,aonde eu posso fazer uma denuncia.

    ResponderExcluir
  7. minha tia esta usando a aposentadoria de minha vô e de seu irmão que mora com ela,para pagar suas próprias dividas o que podemos fazer,pois ela não faz nem a despesas de alimenticios.

    ResponderExcluir
  8. Meu pai tem 85 anos ,minha mãe 75 é dif visual e agora com problemas vascular não anda mais,no passado fizeram uma casinha do lado da casa velha deles para auxiliar a aposentadoria q é só o salario,aluga por 200 reais agora alugaram p uma senhora idosa q com 2 meses entrou em como os filhos vieram buscar ela e parte da mudança e deixou um homem d 50 ou + anos na csa bebe fuma e ou....e não paga aluguel meu pai está desesperado jjá pedi socorro pm, p civil ,fui ao fórum mas vai atender só próxima semana e meu pai disse q vai pegar ele ,tenho medo porq meu avô qdo idoso não suportou os abusos d um vizinho assim e matou...E o pior é que ele qdo está noiado ele responde,mente e desafora o que fazer Rua guaranís n 471 cep 79950-000 Naviraí MS tenho me do q o pior aconteça ele é um abusador e ainda ameaça,por favor preciso de ajuda faço tratamento deprecivo a 7 anos e tbm fico mal se continuar assim tenho medo de sair morte dentro do quintal meu pai não merece se acabar assim como meu avô criminoso matando um pilantra q vive enganando pessoas idosas.

    ResponderExcluir
  9. Por favor,escrevam para o meu email
    naia_duarte@yahoo.com.br
    abçs
    Naiá

    ResponderExcluir
  10. Artigos ,crimes Dolosos e falcatruasde Arthur Cavaco D`Aléssio: Abandono de menor e Idoso(mãe e filhos)Omissão de Socorro e cuidados médicos, falsificação, apropriação de bens de terceiros,Falsificação de documentos exercício arbitrário das próprias razões, Concluio, Corrupão de menor com impedição e proibição dos mesmos, exercício fraldulento da profissão,etc,etc.noticias do mesmo ligue 24 22439420/81438565 Bruno

    ResponderExcluir
  11. Hospital Mãe de Deus é destaque no Prêmio Top Ser Humano e Top Cidadania 2010 ????

    Não é de se admirar que no nosso País de um Prêmio destes sem verificar oque fazem e que atitudes tomam em relação a todos os pacientes.
    Neste dia que não gosto de lembrar meu Pai foi tratado como um LIXO, um animal acoado dentro de um quarto até o momento de removerem ele a força sem ordem judicial.
    E o que é pior transferir para outro município onde ocorreu todo fato de negligência, erro médico com meu pai sem familiares na ambulâcia.
    Imaginem o sofrimento de meu Pai sendo arrancado a força oque vocês podem ver no video onde meu Pai relata o que fizeram com ele veja neste link http://www.youtube.com/watch?v=TKsMY-VZXgo.
    Tendo tudo isto feito a mando da direção do Hospital Mae deDeus.

    VIOLÊNCIA A INTEGRIDADE PSÍQUICA DE UM IDOSO DE 77ANOS A MANDO DE UM HOSPITAL QUE HOJE RECEBE ESTE PRÊMIO TOP SER HUMANO E TOP CIDADANIA 2010.

    Meu Pai sofreu violência contra sua pessoa, sem contar nós eu e meu irmão que sofremos com pressão psicológica e intimidação, coação com seguranças do hospital mãe de deus.
    E posterior com a invasão da Brigada Militar do quarto do meu pai a mando da direção do hospital mãe de deus como vocês podem ouvir no video da Brigada Militar, veja neste link http://www.youtube.com/watch?v=Rn9vhkNi68I, quem mandou vocês aqui ? Meu irmão pergunta e o policial diz que foi a mando da direção do hospital mae de deus.

    Fica aqui meu desabafo quanto ao Hospital Mae de Deus receber este Prêmio Top Ser Humano e Top Cidadania 2010 e cometer todo este tipo de CRUELDADE PARA COM NOSSA FAMÍLIA, ATO ESTE DE TOTAL DESUMANIDADE PARA COM O PRÓXIMO.
    Visite meu blog e veja oque fazem com idoso!!! http://maustratosaoidosodenuncie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela excelente contribuição.
    abs
    Naiá Duarte

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho uma visinha que tem 103 anos e sofre com dois netos que mora com ela um toma rémedio controlado e o outro é alcoólotra que chega di madrugada em casa quebrando tudo,chingando e batendo as portas se nos que somos visinhos acordamos assustados imagina ela o que eu devo fazer????

    ResponderExcluir
  14. Por favor, ligue ou vá a sede da OAB.
    abs

    Sede Seccional OAB SP
    Endereço : Praça da Sé, 385 - Centro - São Paulo - CEP : 01001-902
    Call Center : (0XX11) 2155-3737 / PABX : (0XX11) 3291-8100

    ResponderExcluir
  15. minha mãe já e´de idadede e meu irmaõ aproveita dela fazendo ela cudar do filho dele ela faz pouco tempo q operou do coração e esta ficando toda roxa por q a criança morde ela o q faço.

    ResponderExcluir
  16. Katita, vc precisa denunciar

    abs

    Sede Seccional OAB SP
    Endereço : Praça da Sé, 385 - Centro - São Paulo - CEP : 01001-902
    Call Center : (0XX11) 2155-3737 / PABX : (0XX11) 3291-8100 c

    ResponderExcluir
  17. Minha vô tem 63 anos e ainda tem um filho que da muito trabalho pra ela ele não trabalha tem um filho de 15 anos nas custas dela,e pra completa ele aida arrumou uma mulher que não tem um pingo de espeito por ela.
    Ela pede pra eles irem em bora ele só falta bater em minha vô,pegou um comodo da minha vô e fechou com uma taboa a minha vô tem dia que nâo dorme,gostaria de uma ajuda,estou vendo dela um dia fechar os olhos por causa dele.
    Tem um conhecido nosso perto de casa que foi no instituto do idoso para colocar a filha dele pra fora e colocarâo gostaria que vajudasse minha vô,pra ela serfeliz no pouco de vida resta pra ela.Gostaria que fossem ver ela e asituaçâo da minha vô e ela foi mandada embora e eu gostaria que colocasse ele pra fora.

    ResponderExcluir
  18. Querida Hellen,

    Onde sua avó mora?

    abs
    Naiá

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma vizinha que não tem parentes próximos, porém quem mora com ela é uma empregada que acredito estar se aproveitando da sua condição débil, pois apresenta quadro grave de esquecimento. Sugerí a ida ao médico, porém a idosa mostra-se teimosa e a empregada por sua vez não demonstra interesse. Não sei como denunciar e pedir ajuda para verificar o que realmente vem acontecendo. A idosa também mostra-se com medo da empregada.

    ResponderExcluir
  20. Celeste procure a OAB mais próxima da sua casa.
    QQ dúvida me escreva.
    naia_duarte@yahoo.com.br
    abs
    Naiá

    ResponderExcluir
  21. BOM DIA
    MORRO NO RJ AONDE EU FAÇO A DENUNCIA DE IDOSO MINHA PRIMA ESTAR MAU TRATANDO MUITO ELA. PRISCILALAGEM@GMAIL.COM AGUERDO UM RETORNO URGENTE . OBRIGADA

    ResponderExcluir
  22. Olá,por favor procure a Ordem dos Advogados do Brasil e disque denúncia 181,
    abçs

    ResponderExcluir
  23. quero fazer uma denuncia anonima contra uma idosa q conheço. a pessoa q diz cuidar dela e um tio meu,por isso quero ficar no anonimato. o endereço dela e rua itaigara n.125 fundos, bairro coelho neto,rio de janeiro,nome dela e Maria da gloria.

    ResponderExcluir
  24. favor não me identificar p ninguam,se não terei problemas no futuro.desde ja obrigaao.

    ResponderExcluir
  25. se possivel me envie um telefone q eu possa fazer a denuncia anonima.abçs

    ResponderExcluir
  26. Querida,disque 181
    ou 190
    qq coisa mande um email naia_duarte@yahoo.com.br
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Naiá se você souber um telefone ou endereço no Rio de janeiro que funcione para me auxiliar com relação aos idosos que eu tenho, para denuncia de maus tratos por favor me enforme.Obrigada, meu e-mail é: denise.fonseca@ig.com.br

    ResponderExcluir
  28. Querida,
    Neste mês de maio estarei no Rio de Janeiro e vou criar um núcleo do Mulher Viva para encaminhar esses casos.
    meu email
    naia_duarte@yahoo.com.br
    qdo tiver a data certa eu mando um email para vc e podemos nos encontrar.
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Minha irmã de 70 anos esta sofrendo maus tratos do marido que a pde ver o irmaõ e sobrinhos .
    ele a ameça de morte , dizendo que ele é primario e naõ pega nada se a matar.por favor me responda

    ResponderExcluir
  30. idosa de +ou- 80anos é mau tratada pela propria filha (apanha,fica suja ,não tem uma alimentação decente e...) ela só esta com a mãe em casa por causa do dinheiro da pobre senhora,ela mora na travessa camarões n.14,vila alinça - bangu o nome da filha é janice todos aqui já estão cansado dos maus trato da filha. Como podemos solucionar este problema á quem devemosprocurar

    ResponderExcluir
  31. Minha tia avó mora no rio de janeiro com o marido ela tem 88 anos e ele 84,ela tem uma equipe de enfermagem mas ele sai a viajar e não deicha dinheiro,outro dia precisou de remédios e vizinhos tiveram que comprar,sendo que ele tem muito dinheiro;pois ele casou com ela por dinheiro,outro dia ela ficou muito mal e a equipe disse que tinha que ir para o hospital e ele disse que não iria gastar com ambulancia,o que podemos fazer/???obrigada susana

    ResponderExcluir
  32. Será que só com várias testemunhas eu consigo algguma coisa contra o marido dela,tenho várias test.

    ResponderExcluir
  33. meu marido esta brigando muito comigo e me fazendo ameaças de me bater ,ele já me bateu muito .por isto agoroa eu tenho medo q ele venha me fazer alguma violencia,ele me faz muita tortura psicologica o q devo fazer ?

    ResponderExcluir
  34. Querida,
    Você precisa ir a Delegacia da Mulher, caso esteja fechada ir a uma delegacia comum.
    Para denunciar ligue 181 e mais informações 180.
    A OAB da sua cidade pode te ajudar.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  35. Olá queridos! estou no propósito de oração com outras pessoas pela causa!
    Fiquem na paz!
    Soraya Barros

    ResponderExcluir
  36. TENHO UMA VIZINHA QUE MALTRTA A MÃE QUE É IDOSA E CANCEROSA.

    ResponderExcluir
  37. tenho uma avo de 93 anos lucida que mora sozinha , ela não aparenta a idade, porem este ano vai completar 93. minha preocupação é que na ultima vez que fi a casa dela, ela estava muito mal, minha mãe é sua filha unica, abandonou ela, finge que não a conhece, não atende aos telefonemas dela e diz que ela que não deixa fazer nada.
    a noite de um dia desses recebi um telefonema de minha avó muito angustiada com a perna inchada, ela me deixou preocupada pois cismou que ia ate a farmacia sozinha e se achassem que ela devia iria ao miguel couto sozinha!!! ja era tarde da noite, quasea tive um treco mas tenho 2 filhos pequenos e não tinha co quem deixa-los, tb n tenho carro.
    este caso seria julgado como abandono da filha?
    o fugao dela so liga no botão de tras pois escapa gas, ela vive com alergia e não tira o carpete... ep or ai vai, ja caiu da escada do predio e ficou quieta sem pedir socorro pra ninguem!!!
    ajuda,
    o email q uso é rosannemsn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. A DENUNCIA TA NO FACEBOOK COM MAIS DE 8 MIL COMPARTILHAMENTOS
    O POVO REVOLTADOS, POIS ND FOI FEITO ATE AGORA

    Na sexta-feira, dia 12 de julho de 2013, ocorreu um fato muito triste com a minha irmã. Levei-a para um asilo de nome Retiro Narciso Cavalcante, situado na rua Ouro Preto de nº 134, no bairro de Quintino Bocaiúva, próximo a rua Amália. Precisava fazer uma viagem, então logo no dia 6 de julho paguei um sinal de 250 reais para garantir a vaga dela. Me deixaram bem claro que eles não devolviam o dinheiro. Nesse mesmo dia, ainda conheci o asilo por dentro. Mostraram-me as camas com grades e parecia estar tudo correto. A atendente que trabalha lá, me deu um prazo de uma semana para entregar a paciente. Na sexta-feira, em torno de 14 horas da tarde, cheguei com o meu irmão (técnico de enfermagem) e com a minha irmã para deixa-la no estabelecimento, já deixando o resto do dinheiro que faltava para pagar a primeira mensalidade, algo em torno de 1500 reais. Chegando lá, já encontramos algumas irregularidades. Onde já se viu uma enfermeira dar remédios a idosos com a mão suja e sem luva? E camas para senhores doentes sem a grade de proteção ao lado? A atendente então pediu para a enfermeira conferir o enxoval e fazer a listagem dos pertences da paciente, isso tudo no horário de visita. Porém, a minha irmã tinha bastante roupa, uma série de remédios que precisavam ser administrados e outros materiais de higiene. O horário de visita acabou passando um pouco do permitido. Sendo assim, a atendente nos tratou com extrema falta de educação. Praticamente nos botou pra fora. Não gostamos da atitude, mas relevamos. Voltamos pra casa em torno de 18 horas insatisfeitos e preocupados com o primeiro dia dela por lá. Tentamos ligar várias vezes para o telefone para a avisar a enfermeira sobre o ultimo medicamento dela. Não obtivemos sucesso. No dia seguinte, sabádo, dia 13, pela manhã, das 8 até as 12 horas a mesma coisa. Tentamos ligar e não obtivemos sucesso novamente. Decidimos então esperar o horário da visita e ir até lá. Chegando lá, procurei a minha irmã e a enfermeira falou que ela estava usando o toalete. Mais um erro: foi combinado o acompanhamento da enfermagem na ida dela ao banheiro. Não encontramos ela. Procurei a enfermeira de novo e perguntei onde ela estava. E ela me tratou como se nada tivesse acontecido. Pedi para conversar com a minha irmã sobre a noite que ela teve dentro do estabelecimento. Foi então que ela me contou o que fizeram com ela e o que faziam com os pacientes daquele lugar. As enfermeiras pensavam que ela era ''sem noção'', mas a minha irmã é muito lúcida, ela fala tudo. Perguntei a ela se ela tinha tomado o remédio dela e ela negou. A enfermeira retrucou dizendo que eu não podia se acreditar em paciente. Ou seja, ela achava que minha irmã não lembrava das coisas, ou que poderia ter medo de falar. E foi ai que começou a história: Minha irmã falou também que não dormiu a noite toda, havia um som muito alto, gritaria, televisão alta também e a luz acesa. Ninguém conseguia dormir. Falou que a enfermeira botou ela para tomar banho em torno de 4 horas da manhã. Falou também que a enfermeira bateu numa senhora lúcida, que respondia "você vai me pagar". O mais revoltante foi quando a minha irmã falou que foi AMARRADA na cama. Voltei logo a secretaria, falei que ia tirar minha irmã com a polícia ou sem ela daquele, e queria meu dinheiro todo de volta. Ela falou que não precisava da polícia pois ia devolver o dinheiro todo que eu tinha deixado lá.

    ACHEI ISSO UMA COVARDIA!!! A MESMA COISA QUE FIZERAM COM A MINHA IRMÃ, PODE ESTAR SENDO FEITO COM OUTRAS SENHORAS, OU ATÉ MESMO COM UM PARENTE PRÓXIMO, AMIGOS, ETC. QUERIA ALERTA-LOS SOBRE ISTO, POIS A SAÚDE E O CUIDADO QUE DEVEMOS TER PARA COM UM IDOSO É MAIOR DO QUE QUALQUER OUTRO TIPO DE CUIDADO. ELES SÃO SERES HUMANOS, E MERECEM VIVER UMA VIDA BOA, MESMO QUE SEJA DENTRO DE UM ASILO. OBRIGADA PELA ATENÇÃO E COMPARTILHEM, POR FAVOR!!!!!

    NÃO PODEMOS DEIXAR ESSE TIPO DE ESTABELECIMENTO IMPUNE!!!!!!

    ResponderExcluir
  39. minha sogra mora com a filha a filha e agredida pelo marido os filhos e minha sogra so que ela nao quer que conte pra ninguem porque ele se separa nao sei mas o que fazer sabendo do que esta acontecendo ele e covade e o pior e contador da petrobras vejo que ate meu marido tem que ser conivente com a situação pra fazer a vontade da mae por favor me responda

    ResponderExcluir
  40. como posso denunciar minha irmã de maus tratos comigo, estou com cancer e ela me maltrata verbalmente e psicologicamente

    ResponderExcluir
  41. boa tarde me chamo Gabriel e sou vizinho do Idoso.
    Gostaria de denunciar os dois filhos do meu vizinho por abandono de idoso, o Idoso de 75 anos de nome Jose Luiz Caltabiano em questão mora na rua Ophelia caccetari reis , 237 bairro aviação em Praia Grande - SP.
    O mesmo se encontra em estado muito precário cego de um olho e parcialmente do outro vive em uma casa sem condições de moradia em meio a lixo e ratos uma imundice total.
    nome de um dos filhos que é Empresario Sergio Eduardo Caltabiano
    que abandonou seu pai .
    Dono da empresa Terra Fertil Beault group cujo telefone é 11 55850024 cel: 11 982893530

    ResponderExcluir