terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Unesco homenageia mulheres na ciência


A Sociedade L'ORÉAL-UNESCO Para Mulheres na Ciência anunciou as cinco cientistas excepcionais do mundo, as quais receberão o 2010 L'ORÉAL-UNESCO Awards in The Life Sciences.

Mais informes
A Agência da ONU, em parceria com a L'oréal, escolhe cinco entre cerca de mil candidatas para receber prêmio. A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, anunciou as cinco vencedoras do Prêmio Unesco-L'Oréal de Ciências. Cerca de mil candidatas foram indicadas ao prêmio, criado para homenagear mulheres cientistas de diversas partes do mundo.

Premiadas
A seleção das vencedoras foi feita por um júri de 18 membros, presidido pela Prêmio Nobel de Medicina, Günter Blobel. Entre as premiadas, está a mexicana Alejandra Bravo. Ela teve seu trabalho reconhecido por sua pesquisa com uma toxina bacteriana que pode funcionar como inseticida. A francesa Anne Dejean-Assémat recebeu o prêmio por sua contribuição ao estudo da leucemia e do câncer de fígado, enquanto a americana Elaine Fuchs foi homenageada por sua pesquisa sobre biologia da pele e dos tecidos.

Mulheres na Ciência
A egípcia Rashika El Ridi também recebeu o prêmio por seu trabalho na elaboração de uma vacina contra a esquistossomose. Já a filipina Lourdes J.Cruz foi reconhecida por sua pesquisa com toxinas de caracóis marinhos que podem ajudar no estudo das funções cerebrais. Há 12 anos, o prêmio Unesco-L'oréal reconhece a contribuição das mulheres para a ciência. A cerimônia de premiação está marcada para março de 2010, na sede da agência, em Paris, na França.

FONTES:
Apresentação: Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.





Átila da Silva para MV

Nenhum comentário:

Postar um comentário