segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Homens Abusivos

Homens abusivos são freqüentemente, eles mesmos, sobreviventes de abuso. O comportamento de um homem abusivo pode variar desde o abuso emocional, verbal, até o físico e sexual. Freqüentemente um homem abusivo emocionalmente é também um homem abusivo verbalmente ou uma combinação de todos os tipos acima. Sinais de um homem abusivo podem usualmente ser encontrados depois de alguns momentos no início da relação se você prestar atenção. Faça muitas perguntas e alguma investigação a respeito do seu passado.

Relações abusivas são caracterizadas por jogos de controle, violência, ciúmes, de abstinência sexual e de frieza emocional. É difícil identificar um homem abusivo. Costuma ser esperto e pode facilmente fazer com que você pense que não é boa o suficiente e que tudo é por sua culpa. É tão difícil recuperar-se de um abuso emocional como é de um abuso físico. O abuso emocional provoca baixa auto-estima e depressão. Um homem abusivo pode dizer que ama você e que ele irá mudar, portanto você não tem que deixá-lo. No entanto, quanto mais vezes você o recebe de volta, mais controle ele ganhará sobre você. Promessas vazias tornam-se a norma. Tenha certeza de prestar atenção em suas ações e não apenas em suas palavras. Relacionamentos abusivos nunca são abusivos no início. Se eles fossem, as mulheres descartariam um homem abusivo imediatamente e procurariam um bom homem.
Há dez sinais a respeito de um homem abusivo. Se o seu parceiro apresenta um ou mais desses sinais, reavalie seu relacionamento e procure ajuda ou caia fora.


1. Ciúmes e possessividade- É ciumento de sua família, de seus amigos, e colegas de trabalho. Tenta isolar você. Vê as mulheres e suas crianças como sua propriedade em vez de indivíduos únicos. Acusa você, sem razão, de traição ou de flertar com outros homens. Pergunta onde você estava e com quem estava de uma maneira acusadora.


2. Controle - ele exige abertamente que seu tempo e você sejam o centro de sua atenção. Ele controla as finanças, o carro, e as atividades que praticam juntos. Torna-se raivoso quando você começa a mostrar sinais de independência ou força.


3. Superioridade - ele sempre está certo, tem que ganhar sempre ou estar no comando. Ele sempre justifica suas ações de modo a estar sempre “certo” para você e os outros. Um homem abusivo verbalmente irá falar de cima para baixo com você e a xingará a fim de sentir-se melhor. O alvo de um homem abusivo é fazer você sentir-se fraca de modo que ele possa ser poderoso. Abusadores são frequentemente inseguros e seu poder faz com que sintam-se melhor a respeito de si mesmo.


4. Manipulação - ele lhe diz que você é louca ou estúpida de modo a que a culpa caia sobre você. Ele tenta fazer você pensar que é sua culpa de ele ser abusivo. Diz que não pode fazer nada quanto a ser abusivo de modo que você sinta a pena dele e continue tentando ajudá-lo. Mas diz aos outros que você é instável.


5. Mudanças de humor - o seu humor muda de agressivo e abusivo para uma aparência humilde, desculpando-se e tornando-se amoroso depois que o abuso aconteceu.


6. Suas ações não correspondem a suas palavras - ele quebra promessas, diz que ama você e depois abusa de você.


7. Pune você - um homem abusivo emocionalmente pode privá-la de sexo, de intimidade emocional, ou joga um jogo silencioso como punição quando ele não consegue as coisas do seu jeito. Ele abusa verbalmente de você por criticá-la frequentemente.


8. Não quer procurar ajuda - um homem abusivo não pensa que alguma coisa está errada com ele então porque ele precisa de ajuda? Ele não reconhece suas faltas ou culpa sua infância e circunstâncias exteriores.


9. Desrespeita as mulheres - demonstra falta de respeito em relação a sua mãe, irmãs, ou qualquer mulher em sua vida. Pensa que as mulheres são estúpidas e sem valor.



10. Tem uma história de abuso mulheres, ou a animais, ou foi abusado ele mesmo - Agressores físicos repetem seu padrão e procuram mulheres que são submissas e possam ser controladas. O comportamento abusivo pode ser uma disfunção geracional e homens abusados têm uma grande chance de tornar-se a acusadores. Homens que abusam de animais são mais capazes de abusar de mulheres também.


Se você continua em um relacionamento abusivo porque pensa que ele mudará e que começará a tratá-la bem, pense novamente. Um homem abusivo não muda sem uma terapia de longo prazo. Sessões de aconselhamento em grupo podem ser particularmente boas em ajudar um homem abusivo a reconhecer seu padrão abusivo. Drogas e álcool podem criar ou aumentar o abuso em um relacionamento. Os grupos de ajuda mútua como Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos são programas excelentes para um adicto. A esposa de um abusador deverá enfrentar um grupo de codependência.
Se o homem abusivo não estiver disposto a procurar ajuda, então você deve começar a agir para proteger a si mesma e os filhos saindo de casa. Permanecer em um relacionamento abusivo significa que você concorda com ele. Se você estiver com medo de não ser capaz de sobreviver por conta das finanças, começe a procurar ajuda buscando a família, amigos, e sua igreja e descubra como eles poderão ajudá-la. Uma vez que você tenha saído, o abusador pode chorar e pedir perdão mas não volte atrás até falar com seu conselheiro e ele completar uma terapia de longo prazo bem-sucedida. Esteja preparada para o aumento da pressão pelo abusador pois ele perdeu o controle. Se o seu parceiro não está desejosos de procurar ajuda para seu comportamento abusivo, a sua única opção é sair fora.


Um comentário:

  1. Gostaríamos de parabenizer os organizadores deste excelente blog. Aproveitamos a oportunidade para sugerir a postagem de material que pudesse orientar as mães sobre como educar suas filhas de modo a prevenir que estas venham a ser futuras vítimas de violência doméstica, ou, até mesmo, ainda na fase de namoro.

    ResponderExcluir