quinta-feira, 11 de março de 2010

VUPT! 9-3-10 Dia Internacional da Mulher é marcado por várias comemorações

DIA INTERNACIONAL DA MULHER:

Mulheres são homenageadas na Câmara

Em Santos, 8/3, agenda intensa marcou as comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado há um século, no ano em que ocorre a Marcha Mundial de Mulheres, organizada nos cinco continentes e com duração até 18/3, em favor de um mundo que supere a injustiça social, a violência e a pobreza.

Com o lema "Mulheres em movimento mudam o mundo", as comemorações em nossa Cidade começaram às 9 horas, com palestra sobre a "Participação da Mulher nos espaços de Poder e os Direitos da Mulher", na sede da Ordem dos Advogados (OAB).
A partir do meio dia, atividades culturais e artísticas, bem como distribuição do material da Marcha Mundial de Mulheres, agitaram a Praça Mauá (foto abaixo), com a participação de autoridades, artistas e um grande público que por ali circulou.

 Em clima de grande emoção, na parte da tarde, Audiência Pública da Comissão de Vereadores de Defesa dos Direitos da Mulher homenageou mulheres trabalhadoras, na Sala Princesa Isabel, da Câmara Municipal de Santos (foto abaixo).

O importante papel da mulher trabalhadora foi destacado por todos que fizeram uso da palavra, ocasião em que a Vereadora Cassandra destacou a luta pela igualdade de direitos entre os gêneros, nas relações de trabalho.

Estiveram presentes, além de grande público e dezenas de mulheres homenageadas, autoridades municipais como o Vice-Prefeito Carlos Teixeira Filho e a Sra. Fernanda Vanucci, Coordenadora de Políticas para Mulher da Prefeitura, vereadores e os deputados estaduais do PT, Maria Lúcia Prandi e Fausto Figuieira de Melo. 
 
Em seguida, no Salão Nobre Esmeraldo Tarquinio, no Paço Municipal, houve o lançamento do curso "Promotoras Legais Populares", promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.


À noite, foi a vez do painel "100 anos do 8 de março", marcar as comemorações, na Universidade Santa Cecília, em realização do Núcleo de Santos da União Brasileira de Mulheres.

Em São Vicente, a data foi comemorada com o encontro "Mais Mulher Especial", com o tema "Dia Internacional da Mulher", no Espaço da Primeira, no centro da cidade vizinha.

De hoje até quinta-feira, a programação prosseguirá com uma série de atividades. Confira abaixo.

Programação
9 DE MARÇO - Terça-Feira


18:30h. Sessão de Cinema em homenagem às Mulheres, no Cine Roxy, Gonzaga.


10 DE MARÇO - Quarta-Feira


18h. Início do curso Promotoras Legais Populares "Educar para a Cidadania", Faculdade Santa Cecília - Unisanta.


18 DE MARÇO - Quinta-Feira


Ato de Encerramento das Atividades da Marcha Mundial de Mulheres, em São Paulo (local a confirmar).

Maiores informações, entrar em contato com o Gabinete da Ver. Cassandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário