segunda-feira, 21 de março de 2011

Prefeitura Municipal de João Pessoa é destaque no combate a violência contra a mulher



PMJP e Governo se unem para  combater violência contra mulher

O atendimento às mulheres vítimas de violência do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra da Prefeitura Municipal de João Pessoa será estendido para Região Metropolitana da Capital, como os municípios de Cabedelo, Conde, Santa Rita e Bayeux. Em parceria com o Governo do Estado, o prefeito Luciano Agra assinou nesta terça-feira (15) um convênio que amplia o serviço de assistência da unidade.

Com a ampliação o atendimento será de domingo a domingo, 24 horas por dia, atendendo a demanda principalmente dos fins de semana, quando são mais comuns os casos de agressão contra mulheres, devido a relação direta entre a violência e consumo de bebida alcoólica.

O prefeito Luciano Agra ressaltou a importância da parceria. "O problema da violência contra a mulher não tem fronteiras e é induzido principalmente pela falta de educação e respeito por parte dos homens. A expansão do Centro de Referência da Capital é uma iniciativa inovadora que reforça o compromisso tanto da Prefeitura quanto do Governo com políticas públicas que valorizam a mulher", completou.

De acordo com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes, o convênio oficializa algo que já acontece no dia a dia, já que faz parte da rotina do Centro atender mulheres vítimas de violência vindas de vários municípios do interior. Ainda segundo ela, o número médio de mulheres atendidas diariamente, que hoje é de 24 mulheres, deve aumentar.

"Mas do que amparar as vítimas de todo tipo de agressão é necessário fortalecer as mulheres e prepará-las para enfrentar o problema, principalmente através do que chamamos de empoderamento delas enquanto cidadãs", ressaltou.

A assinatura do convênio de parceria entre o Governo e a Prefeitura Municipal de João Pessoa também faz parte da programação municipal e estadual em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de Março. Segundo a secretária das Mulheres e Diversidade Humana do Estado, Iraê Lucena, o trabalho em conjunto entre as gestões municipal e estadual é fundamental para reforçar os instrumentos e as práticas de enfrentamento da violência contra a mulher na Paraíba.

"A ampliação dos serviços de atendimento do Centro de João Pessoa não vai beneficiar apenas quem vive na região metropolitana, mas também quem mora em outras localidades, já que o Centro de Referência Estadual será instalado em uma cidade pólo que possa atender a demanda de vários municípios do interior", pontuou a secretária Iraê Lucena.

O governador Ricardo Coutinho destacou que o convênio é uma maneira do governo reconhecer o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Ele também afirmou que cabe ao poder público a responsabilidade de ações de enfrentamento à violência. "Somente políticas públicas com corte de gênero podem fazer com que homens e mulheres vivam melhor, sem a sombra da violência", finalizou.

Serviço - O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, ligado à Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, atende e orienta mulheres vítimas de violência. O Centro conta com uma equipe multiprofissional, formada por psicólogas, advogada, assistente social, educadoras sociais e arte educadoras. O Centro de Referência está situado na Rua Afonso Campos, 191 – Centro. O serviço ainda disponibiliza atendimento através do telefone 0800 283 3883.

Nenhum comentário:

Postar um comentário