quinta-feira, 7 de abril de 2011

Um olhar cheio de amor e reflexão em meio a exclusão: A mulher adúltera, por Ariovaldo Ramos

João 8:3 (A mulher adúltera)


03/04/2011 – Ariovaldo Ramos



A pergunta que este texto nos faz é: Quantas pessoas podiam julgar e condenar essa mulher ?

Era verdade que a Lei d Moisés mandava matar por apedrejamento os flagrados em adultério. Mas só estava a moça, cadê o moço ? Precisavam-se também testemunhas e agravantes. Mas nada disso existia nesta situação.

Os fariseus só queriam pegar Jesus desobedecendo à Lei.

Havia pelo menos duas pessoas que podiam condenar à mulher. Uma de essas pessoas que podia condená-la era Jesus, assim como podia matá-la.

A outra pessoa que podia condenar era ela mesma. Como ? Não se perdoando!!!!

Não se perdoar a si mesmo pelos erros era a única forma de “enfrentar” a Deus e “ganhar”...

Só Deus perdoa e não há mais memória do erro. Se a pessoa não se perdoa a si mesma, deixa Deus fora da sua vida. E aí Deus já não pode fazer nada....

Jesus perdoa Pedro, por que não perdoou Judas ? Porque Judas não se perdoou a si mesmo.

Quando Jesus diz “Vai e não peques mais” está dizendo duas coisas: O perdão e a força para não pecar mais lhe serão dados por Jesus. E você não está condenada continuar pecando, você é livre.

Se a pessoa não se perdoa significa que não aceita o perdão que Deus lhe deu, mas também que entende que não merece ser perdoada.

O equívoco é: quem não merece ser perdoado não precisa de perdão.

Perdão não é desculpa. Se eu chego atrasada porque choveu muito e o trânsito ficou muito ruim, não peço perdão, só explico que não foi pela minha responsabilidade que atrasei, só devo pedir desculpa pelo atraso. Quem não merece perdão, não precisa de perdão.

Porque a pessoa não se perdoa ? Pelo pecado que Jesus não realizou: não fez que o pecado definisse a sua identidade. Quem rouba é ladrão, não pode mudar. Mas para Jesus todo ser humano é recuperável. Essa pessoa roubou, mas não por isso sua personalidade é ser ladrão. E é por isso que os cristãos não aceitamos a pena capital.

Jesus não permite que o que o erro que você fez determine o que você é.

A cruz demonstra que Jesus vê em nós muito mais do que nossos erros. Até pensar que vale a pena pagar qualquer preço pela sua salvação. Perdão é oferta de Deus, a começar por nós mesmos.

Deus viu em mim mais que o meu erro, eu cometi um erro, mas não sou o erro cometido. Há muita diferença entre cometer um erro e ser um erro.

Se a natureza não pode mais ser vencida pelo amor de Deus, a morte é lógica e inevitável.

Jesus diz para a moça que não se olhe com os seus próprios olhos, mas com os olhos de Jesus. Não tenta me mostrar que eu estou errado. Não estou. Você não é isso, eu te perdoei.

Vai atrás do ser humano que as Escrituras vem em você !!!! Esse é o desafio para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário