sexta-feira, 13 de maio de 2011

Nota de repúdio às piadas de mau gosto do "humorista" Rafinha Bastos



Nota de repúdio às piadas de mau gosto do "humorista" Rafinha Bastos



A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) vem a público manifestar sua indignação pela maneira como o "humorista" Rafinha Bastos, da TV Bandeirantes, faz piadas com os temas estupro, aborto, doenças e deficiência física.

Segundo a edição desse mês da Revista Rolling Stone, durante seus shows de stand up, em São Paulo , ele insulta as mulheres ao contar anedotas sobre violência contra as mulheres."Toda mulher que eu vejo na rua reclamando que foi estuprada é feia pra caralho. Tá reclamando do quê?

Deveria dar graças a Deus. Isso pra você não foi um crime, e sim uma oportunidade. Homem que fez isso [estupro] não merece cadeia, merece um abraço". Isso não é humor, é agressão gratuita, sem graça, dita como piada. É lamentável que uma pessoa - considerada pelo jornal The New York Times como a mais influente do mundo no twitter -, expresse posições tão irresponsáveis e preconceituosas. Estupro é crime hediondo e não requer, em nenhuma hipótese, abordagem jocosa e banalizada.

Vale lembrar que qualquer mulher forçada a atos sexuais, por meio de violência física ou ameaça, tem seus direitos violados. Não há diferenciação entre as vítimas e, tampouco, a gravidade e os danos deste crime diminuem de acordo com quaisquer circunstâncias da agressão.

Assim, a SPM condena a banalização de tais preconceitos e, como organismo que visa, sobretudo, enfrentar a desigualdade para promover a igualdade entre os gêneros, a Secretaria repudia esse tipo de "humor" e qualquer forma de violação dos direitos das mulheres. Humor inteligente e transgressor não se faz com insultos e nem preconceitos. A sociedade não quer voltar à era da intolerância e, sim, dar um passo adiante.

Secretaria de Políticas para as Mulheres



2 comentários:

  1. Eu não sabia disso, mas também eu quase não asisto tv...Realmente amada uma piadinha dessa da nojo, e outra não existe ninguém feio e nem bonito somos iguais aos olhos do pai! E pra ums o lindo é feio, e o feio é lindo, mas isto não importa, é um ser humano! Que Deus tenha misericórdia dessa pessoa!
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo seu comentário.
    Deus te abençoe,
    bjs

    ResponderExcluir