quinta-feira, 2 de maio de 2013

Delegacia especializada vai tentar frear aumento da violência contra a mulher em Itabira

Casos de estupro e lesão corporal subiram 24% no primeiro trimestre deste ano
02/05/2013 10h41
Rodrigo Andrade
RODRIGO ANDRADE/DEFATO
Delegada Amanda Machado comanda a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Itabira
A delegada Amanda Machado Celestino, recém-chegada à Itabira, usou a tribuna da Câmara de Vereadores na última terça-feira, 30 de abril, para falar sobre a instalação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher no município. O objetivo é tentar frear o aumento da criminalidade contra as mulheres na cidade.
Somente no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a delegada, os casos de estupro e lesão corporal contra mulheres aumentaram 24,4%, na comparação com o mesmo período no ano passado. Foram 87 nos três primeiros meses de 2012, contra 115 em 2013.
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher passou a funcionar em Itabira no início de abril. Com a chegada da delegada Amanda Machado, o próximo passo é estruturar o local, inclusive com contratação de policiais femininas, o que já é conversado com o delegado regional, Paulo Tavares Neto.
A delegada orienta que as mulheres vítimas de alguma ação criminal não hesitem em procurar a Polícia Civil. “A mulher em casa, no quarto, na cama dela, não resolve. A situação tem que chegar ao conhecimento da Polícia Civil. A PC tem agido de forma muito eficiente, inclusive prendendo os agressores em caso de flagrante delito quando é o caso”, comentou.
Amanda também falou sobre o temor que as mulheres ainda sentem em denunciar o agressor. Em muitos casos, a vítima até chega a fazer a representação, mas, depois, resolve retirar a queixa. “O que nós fazemos é dar seguimento aos trabalhos já feitos, concluímos os inquéritos e somente em juízo é oferecido à mulher a possibilidade da retirada da representação”, explica. “Nos casos de lesão corporal, porém, o entendimento é de que não é mais condicionado à representação. Dessa forma, ficou mais fácil o trabalho de investigação da Polícia Civil”, concluiu. 
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher atende no prédio da Degacia de Trânsito, na avenida Carlos Drummond de Andrade, no Centro de Itabira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário